Novembro Azul: Informação também é prevenção

  Associar os meses do ano a cores como forma de alerta ao combate de algum desagravo a saúde já se tornou uma rotina na nossa sociedade, e ...


 

Associar os meses do ano a cores como forma de alerta ao combate de algum desagravo a saúde já se tornou uma rotina na nossa sociedade, e o novembro azul é uma importante campanha, que chama a atenção para a saúde do homem, em particular aos sinais e sintomas do câncer de próstata e suas formas de prevenção e diagnóstico precoce.

Essa iniciativa ocorre em 21 países ao redor do mundo, anualmente, e sua importância decorre do fato de que o câncer de próstata é o segundo mais comum no homem, atrás apenas do câncer de pele e com incidência aumentando a partir dos 65 anos de idade.

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que se localiza em frente ao reto e abaixo da bexiga, e que produz parte do líquido seminal, pesa em torno de 20-30 gramas.

O câncer prostático ocorre em cerca de 15% dos homens, tem uma evolução lenta e, na maioria das vezes, com pouco ou nenhum sintoma e daí a importância do rastreamento através do toque retal e da dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue.

Os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são a idade elevada (maior que 50 anos), história familiar de câncer de próstata, raça negra e sobrepeso ou obesidade.

Nos casos em que os sintomas se fazem presentes, pode surgir dificuldade de urinar, aumento da frequência urinária e sangramento na urina.

O diagnóstico definitivo é feito através de análise histopatológica de fragmentos da próstata através de biópsia e o tratamento pode ser realizado com cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia.

Além do foco principal na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha do novembro azul é uma oportunidade de se realizar uma avaliação geral na saúde do homem, tendo em vista uma maior negligência cultural dessa parcela da população em relação a realização de consultas e exames preventivos.

Dessa forma, os profissionais de saúde deverão aproveitar esse momento para promover mudança de hábitos de vida, rastreamento de doenças crônicas, como hipertensão arterial e Diabetes Mellitus, infecções sexualmente transmissíveis, assim como sua saúde mental.

Nós homens devemos aproveitar esse mês de conscientização e aprendermos com nossas companheiras, essas sim o verdadeiro sexo forte, a procurarmos precocemente assistência e promoção a saúde e dessa forma vivermos mais e envelhecermos com mais qualidade. 

Heberton Medeiros Teixeira
Oncologista

COMENTÁRIOS

Nome

Brasil,9,Capa,2,Ciência e Saúde,18,Cultura,8,Economia,9,Esporte,1,Mundo,6,Olinda,15,Pernambuco,2,Política,9,Tecnologia,4,
ltr
item
Jornal de Olinda: Novembro Azul: Informação também é prevenção
Novembro Azul: Informação também é prevenção
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnZDlpfv7zJig0ye9lzvbdyGS1W0EvUqS7QxV_gq-y6kFvPKAbADx6yE-0wmCfcL4Do3pjOjDBopvtjbCrKqH8RFIrDJgiqB6r6f9eXMytpawguSxET29AyIsdzOyqYMimCG-0vs8VliM/s16000/novembro_azul.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnZDlpfv7zJig0ye9lzvbdyGS1W0EvUqS7QxV_gq-y6kFvPKAbADx6yE-0wmCfcL4Do3pjOjDBopvtjbCrKqH8RFIrDJgiqB6r6f9eXMytpawguSxET29AyIsdzOyqYMimCG-0vs8VliM/s72-c/novembro_azul.webp
Jornal de Olinda
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/2020/11/novembro-azul-informacao-tambem-e-prevencao.html
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/2020/11/novembro-azul-informacao-tambem-e-prevencao.html
true
5583853189427496841
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum resultado encontrado Ver todos Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINA POSTS Ver todos RECOMENDADO MARCADOR ARQUIVO TODOS Nenhum resultado encontrado Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link em sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todo o código foi copiado Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo