Desde os anos 90, com a criação da campanha outubro rosa para conscientização sobre o câncer de mama, as associações médicas e demais entidades de saúde enxergaram uma oportunidade de criar outras campanhas preventivas e de informação da população sobre diversas condições de saúde.
Sem dúvidas, os meses de outubro e novembro recebem um destaque maior devido às campanhas que favorecem o engajamento das pessoas, resultando assim no Outubro Rosa e no Novembro Azul, com foco na prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, respectivamente. Porém, outros meses e cores menos divulgados estão ganhando cada vez mais espaço visando estabelecer medidas preventivas ou tratamento precoce que podem salvar vidas.
Segue abaixo o calendário colorido da saúde:
Janeiro
Janeiro Branco é um alerta sobre a saúde mental. A campanha visa demonstrar a importância que cuidar da saúde não significa apenas cuidar da saúde do corpo. Cuidar da mente também é fundamental para o total bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. A escolha do mês tem a ver com o sentimento de esperança e recomeço que o início do ano traz.
Fevereiro
Fevereiro Roxo é o mês de conscientização sobre as doenças: lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer. O Fevereiro Laranja, por sua vez, conscientiza sobre a leucemia e também sobre a doação de medula óssea.
Março
O Março Azul traz o debate sobre a prevenção ao câncer colorretal, o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil entre homens e mulheres.
O Março Lilás remete à conscientização do câncer do colo do útero, quarta causa de morte em mulheres por câncer no Brasil.
Abril
Abril Verde significa a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. Somos o quarto país na lista das nações com maiores índices de acidentes laborais.
O mês também é chamado de Abril Azul para trazer o debate sobre o autismo, que tem a data 02/04 como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Maio
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas instituiu como meta a redução em 50% dos acidentes de trânsito. Dessa forma, o quinto mês do ano é chamado de Maio Amarelo e é dedicado à educação no trânsito com o objetivo de prevenir acidentes.
Junho
Vermelho é a cor comemorativa do mês de junho sobre a importância da doação de sangue, que tem a data 14/06 como o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Julho
O Julho Amarelo traz à tona a conscientização sobre as hepatites virais. A cor é relativa à icterícia, sintoma comum entre pacientes com doença no fígado, que deixa os olhos e a pele amarelados. Julho também se veste de verde para a campanha nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço.
Agosto
O Agosto Dourado é o mês de informação sobre o aleitamento materno. A ideia é informar às mães sobre os benefícios do leite materno, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o alimento de ouro para o bebê, por isso a escolha da cor.
Setembro
Verde é a cor do mês de setembro para a compreensão sobre a doação de órgãos. No Brasil, caso a pessoa queira tornar-se um doador de órgãos, é necessário deixar a sua família ciente, já que os parentes de até 2º grau são responsáveis pela autorização da doação.
Outra cor para o mês de setembro é o amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio e à conscientização sobre a depressão, doença considerada o mal do século pela OMS.
Setembro também recebe a cor dourada para a informação sobre o câncer infantojuvenil e a cor vermelha, para prevenção das doenças cardiovasculares.
Outubro
É o mês mais divulgado e conhecido por todos, o Outubro Rosa é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama com objetivo de compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Criada na década de 90, a campanha ganhou força com a primeira Corrida pela Cura, ocorrida em Nova York, quando o laço rosa tornou-se símbolo dessa luta.
Novembro
O mês de novembro também é bastante conhecido por ser o mês azul, de combate ao câncer de próstata e ao diabetes.
Dezembro
O mês de dezembro também tem mais de uma cor, o vermelho e o laranja. O Dezembro Vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o Dezembro Laranja traz o debate sobre o combate ao câncer de pele.
O mais importante, independente do mês, é cuidar da saúde, manter uma alimentação equilibrada, fazer exames laboratoriais e de imagens de acordo com as recomendações médicas para cada idade e grupo de risco, não hesitar em fazer uma consulta após um alerta de que algo não vai bem, fazer exercícios, relaxar a mente e tentar manter um equilíbrio em todos os aspectos da vida.
Carolina Matias
Oncologista
COMENTÁRIOS