HIPERTENSÃO ARTERIAL

  Hipertensão arterial, usualmente chamada pressão alta, é diagnosticada quando o indivíduo apresenta a medida da pressão arterial, sistemat...


 

Hipertensão arterial, usualmente chamada pressão alta, é diagnosticada quando o indivíduo apresenta a medida da pressão arterial, sistematicamente acima dos valores considerados normais. Esses valores correspondem a pressão máxima (sistólica) e pressão mínima (diastólica) respectivamente abaixo de 120 e abaixo de 80 mmHg (milímetros de mercúrio).

As seguintes definições e sistema de estadiamento, que são baseados na pressão arterial adequadamente medida, foram sugeridos em 2017 pelo Colégio Americano de Cardiologia. A técnica de medição adequada, é de suma importância para a identificação de pacientes como sendo hipertensos.

  • Pressão arterial normal - máxima abaixo de120 e mínima abaixo de80 mmHg
    • Pressão arterial elevada - máxima entre 120 a 129 e mínima abaixo de 80 mmHg
    • Hipertensão:
      • Estágio 1 - máxima entre 130 a 139 ou mínima entre 80 a 89 mmHg
      • Estágio 2 - máxima acima de 139 ou mínima acima de 89 mmHg

Ao avaliar um paciente (adulto), fazer o diagnóstico de hipertensão é complexo e requer a integração de medições repetidas da pressão arterial, usando uma técnica apropriada, dentro e fora do consultório, onde valores abaixo de 140 por 90 são considerados normais. Atualmente acredita-se que a hipertensão arterial pode ser definida por leituras repetidas da pressão arterial em casa, (uma média de leituras domiciliares durante o dia), com valores acima de 130 por 80 mmHg.

Fatores de risco para hipertensão primária (assim chamada, quando a causa não é conhecida)
Idade - o avanço da idade está associado ao aumento da pressão arterial.

  • Obesidade - A obesidade e o ganho de peso são os principais fatores de risco para hipertensão.
  • História familiar - a hipertensão é cerca de duas vezes mais comum em indivíduos que têm um ou os dois pais hipertensos e outros fatores genéticos são responsáveis por aproximadamente 30 por cento da variação da pressão arterial.
  • Raça - a hipertensão tende a ser mais comum, ser mais grave, ocorrer mais cedo na vida e estar associada a maiores lesões a vários órgãos, em negros. 
  • Doença renal aguda e crônica.
  • Dieta rica em sódio - O consumo excessivo de sódio (sal de cozinha), por exemplo acima de 3 gramas / dia, aumenta o risco de hipertensão, e a restrição de sódio reduz a pressão arterial em pessoas com ingestão elevada.
  • Consumo excessivo de álcool - O consumo excessivo de álcool está associado ao desenvolvimento de hipertensão, assim como o fumo e o estresse.
  • Inatividade física - a inatividade física aumenta o risco de hipertensão e o exercício é um meio eficaz de reduzir a pressão arterial.

As principais causas de hipertensão secundária incluem:

  • Uso de medicamentos
    • Anticoncepcionais orais,
    • Alguns medicamentos anti-inflamatórios, particularmente de uso contínuo,
    • A maioria dos antidepressivos, 
    • A maioria dos corticosteróides,
    • Descongestionantes nasais, como fenilefrina, 
    • Alguns medicamentos para perder peso,
    • Antiácidos contendo sódio, entre outros medicamentos menos usados.

Várias outras condições médicas, podem levar ao desencadeamento de hipertensão arterial: doenças renais agudas e crônicas, distúrbios do sono (apneia obstrutiva do sono) algumas doenças que levam ao excesso de produção de corticoide, doenças da tireoide, etc.

Os sintomas de hipertensão arterial são raros e basicamente só surgem quando a medida da pressão arterial está acima de 140 por 90mmHg, podendo provocar enjoos e tonturas, dor de cabeça forte (geralmente na nuca), zumbido nos ouvidos, eventualmente sangramento nasal, dificuldade para respirar e dores no peito.

O tratamento é medicamentoso e depende dos níveis da pressão. Entre as dezenas de medicamentos encontrados no mercado é necessário também uma mudança nos hábitos de vida: fazer exercícios físicos, manter o peso adequado, evitar o fumo, reduzir o consumo de álcool, ter uma alimentação saudável, diminuir o sal da comida, habituar-se a  ler o rótulo dos alimentos evitando os que tem maiores teores de sódio e principalmente evitar o estresse. Essas recomendações são também muito importantes na prevenção da doença.

Lembre-se: a hipertensão arterial não tem cura, mas tem controle.

Kleber Matias
Médico e Jornalista 

Fonte: Uptodate

COMENTÁRIOS

Nome

Brasil,9,Capa,2,Ciência e Saúde,18,Cultura,8,Economia,9,Esporte,1,Mundo,6,Olinda,15,Pernambuco,2,Política,9,Tecnologia,4,
ltr
item
Jornal de Olinda: HIPERTENSÃO ARTERIAL
HIPERTENSÃO ARTERIAL
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFhP0YRIXQvah5T-UfVf7cki3cAk-Yu0vExSqCU3FmZCcszXpYf7bqctKzoUqscgxAS18P9zmNmlGCEjdN8CFiNSnpTuAixZmHUq3mzl9xlyynAmKnwgs38FlLMHK0_QbaMO27jfVQoHU/s16000/hipertensao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFhP0YRIXQvah5T-UfVf7cki3cAk-Yu0vExSqCU3FmZCcszXpYf7bqctKzoUqscgxAS18P9zmNmlGCEjdN8CFiNSnpTuAixZmHUq3mzl9xlyynAmKnwgs38FlLMHK0_QbaMO27jfVQoHU/s72-c/hipertensao.png
Jornal de Olinda
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/2020/09/hipertensao-arterial.html
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/2020/09/hipertensao-arterial.html
true
5583853189427496841
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum resultado encontrado Ver todos Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINA POSTS Ver todos RECOMENDADO MARCADOR ARQUIVO TODOS Nenhum resultado encontrado Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link em sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todo o código foi copiado Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo