Julgamento de Deltan é sobre futuro da Lava Jato, dizem integrantes da força-tarefa de Curitiba

O julgamento de representações que buscam afastar o procurador da República Deltan Dallagnol da coordenação da Lava Jato de Curitiba marcado...


O julgamento de representações que buscam afastar o procurador da República Deltan Dallagnol da coordenação da Lava Jato de Curitiba marcado para a próxima semana pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) é sobre o futuro da operação, da causa anticorrupção e de garantias de procuradores, disseram 25 integrantes e ex-integrantes do grupo nesta quinta-feira.

“O debate subjacente ao julgamento não é, na verdade, sobre o procurador Deltan Dallagnol, mas sobre o futuro da Lava Jato, da causa anticorrupção e das garantias constitucionais da independência funcional e da inamovibilidade de membros do Ministério Público”, disseram em nota.

“O que está em jogo é a capacidade institucional de proteger promotores e procuradores que trabalham contra a grande corrupção estabelecida em diversas esferas de governo no Brasil. Permitir um ataque a um membro do Ministério Público no exercício legítimo e regular de suas atribuições é permitir o ataque à própria instituição do Ministério Público”, emendou a nota.

Os procuradores afirmam que vem tomando corpo “forte movimento de reação aos avanços contra a corrupção visando a impedir ou macular investigações”. Eles destacam que as representações em julgamento envolvem questões já arquivadas pela Corregedoria do Ministério Público Federal e “narrativas” surgidas a partir de notícias sem amparo em provas.

Esta semana Deltan recorreu ao Supremo Tribunal Federal para suspender o trâmite dos procedimentos do CNMP que dizem respeito a pedidos apresentados pelos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Katia Abreu (PP-TO).

O caso de Renan refere-se a questionamentos à conduta de Deltan por ter feito comentários no Twitter sobre o senador que, alega o parlamentar, teriam prejudicado a campanha dele à Presidência do Senado no ano passado. Quanto à Kátia Abreu, a senadora contestou o fato de que o procurador estaria tendo ganhos econômicos de forma ilegítima ao realizar palestras.

“Somos testemunhas da atuação correta, dedicada e corajosa do procurador Deltan Dallagnol, como coordenador desta força-tarefa, ao trabalho do Ministério Público na Lava Jato e à causa anticorrupção. Ele sempre externou compromisso com a lei e a ética em seu procedimento e atuação pública”, disse.

“Deltan Dallagnol foi e é parte essencial da equipe de procuradores que, sob sua liderança e junto com outras instituições, alcançou resultados inéditos na história do País, responsabilizando criminosos poderosos e recuperando mais de R$ 14 bilhões para os cofres públicos”, reforçou.

Fonte: Reuters

COMENTÁRIOS

Nome

Brasil,9,Capa,2,Ciência e Saúde,18,Cultura,8,Economia,9,Esporte,1,Mundo,6,Olinda,15,Pernambuco,2,Política,9,Tecnologia,4,
ltr
item
Jornal de Olinda: Julgamento de Deltan é sobre futuro da Lava Jato, dizem integrantes da força-tarefa de Curitiba
Julgamento de Deltan é sobre futuro da Lava Jato, dizem integrantes da força-tarefa de Curitiba
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk8-pEziK6vBwycq8buQ_TU0g2rcdL86_fG1eTL-CBuGmi0Fz_Hy9dNVAY5CbXvMotWrRq8HS6-axu1V3bF6U8qJhTpq95YdfxuUVeP_BYZprk8MFX1ilDfGfOGrcL7v2tv05egRuuhyphenhypheng/s640/deltan.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk8-pEziK6vBwycq8buQ_TU0g2rcdL86_fG1eTL-CBuGmi0Fz_Hy9dNVAY5CbXvMotWrRq8HS6-axu1V3bF6U8qJhTpq95YdfxuUVeP_BYZprk8MFX1ilDfGfOGrcL7v2tv05egRuuhyphenhypheng/s72-c/deltan.jpg
Jornal de Olinda
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/2020/08/julgamento-de-deltan-e-sobre-futuro-da.html
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/
https://www.jornaldeolinda.pe1.com.br/2020/08/julgamento-de-deltan-e-sobre-futuro-da.html
true
5583853189427496841
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum resultado encontrado Ver todos Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINA POSTS Ver todos RECOMENDADO MARCADOR ARQUIVO TODOS Nenhum resultado encontrado Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link em sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todo o código foi copiado Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo